6 cuidados com o computador que você deve ter no verão

Os equipamentos eletrônicos também sofrem com o aumento da temperatura. É por isso que é necessário tomar determinados cuidados com o computador no verão. Apesar de eles apresentarem um sistema de refrigeração com cooler, nem sempre isso é o suficiente para manter o aparelho funcionando.

O calor em excesso tem o potencial de reduzir a vida útil dos elementos semicondutores, fazendo com que os ciclos de carga se tornem mais curtos, além de causar desligamentos, travamentos e a queima do equipamento.

Portanto, nada de deixar o aparelho exposto diretamente sob a luz do sol ou em ambientes muito quentes, certo? Quer saber como proteger o seu equipamento? Neste post, você vai conhecer a importância de tomar cuidados específicos com o computador durante o verão. Boa leitura!

1. Tire o computador da tomada quando estiver chovendo

As chuvas e tempestades com raios costumam ser mais frequentes durante o verão. E aí está o perigo, pois a frequência de incidência de raios é muito alta, causando um maior número de descargas elétricas nas redes de energia. Esse fenômeno é muito prejudicial para os equipamentos eletrônicos, uma vez que a alta tensão gerada tem o poder de provocar curto circuito na placa-mãe de aparelhos, correndo o risco de que parem o seu funcionamento e até mesmo queime de vez.

Para evitar essa situação, o ideal é retirar o fio do computador da tomada sempre que as chuvas estiverem se aproximando, para prevenir riscos de que o aparelho sofra uma descarga elétrica. Caso precise do computador ligado para trabalhar ou por outro motivo essencial, recomenda-se o uso de dispositivos específicos de filtros de linha, como os estabilizadores ou no-breaks, que têm o poder de impedir que a instabilidade elétrica entre em contato com a máquina.

2. Preste atenção na temperatura do aparelho

A temperatura ideal para que o processador funcione normalmente é de 30ºC a 60ºC. De qualquer forma, aparelhos mais modernos costumam aguentar temperaturas de 75ºC até 90ºC. O recomendado é verificar as especificações técnicas no manual de instruções do fabricante.

 É importante controlar a temperatura do processador. Assim, não deixe o aparelho ligado sem necessidade, caso ele não esteja sendo utilizado. Além disso, evite posicioná-lo em espaços muito quentes sem ventilação de ar.

O superaquecimento dos componentes do computador pode queimar as peças e contribuir para a diminuição de sua vida útil. Caso você perceba que a máquina está muito quente, coloque-a em um ambiente mais fresco e arejado para promover o resfriamento dos dispositivos internos. Se possível, retire a bateria, no caso de notebooks.

3. Faça a limpeza dos componentes regularmente

O verão costuma ser marcado pelo clima úmido e seco, condição que potencializa a formação e a propagação da poeira, fazendo com que ela se agarre mais rapidamente nas superfícies do computador. Dependendo da situação, ela pode ser aspirada para dentro do computador, por meio das aberturas para a passagem de ar e entradas USB, por exemplo. Lá, a poeira se acumula na placa-mãe, slots da memória e partes periféricas menores, o que prejudica a ventilação e o resfriamento do equipamento.

É por isso que esses cuidados com o computador devem ser observados e promover a higienização com frequência é o ideal. Isso porque partículas minúsculas podem entrar nas estruturas e prejudicar o desempenho do hardware. De qualquer modo, você deve ter cautela ao fazer a limpeza dos componentes. Caso retirar o disco rígido e o HD para a limpeza, manuseie as peças com atenção para manter a integridade do dispositivo.

Qualquer impacto mais agressivo pode comprometer a atividade da peça e até mesmo fazer com que ela se torne inutilizável. O ideal é ter um backup dos dados como forma de se prevenir de um acidente.

4. Tome cuidado com o cooler

O cooler é conhecido como aquele pequeno ventilador que fica localizado na parte posterior do gabinete. Essa espécie de ventoinha serve para refrescar o aparelho e diminuir a quantidade de calor que é produzido pela atividade contínua desempenhada pelos componentes do computador, especialmente o processador — peça que sofre um alto aquecimento quando está em funcionamento.

É importante trocar a pasta térmica do cooler com frequência, geralmente 1 vez por ano. Essa estrutura pode secar e aumentar rapidamente a temperatura do processador, causando o desligamento para evitar a queima do aparelho.

Além disso, quando a poeira vai se acumulando no cooler, ela pode provocar o aquecimento excessivo, o travamento e até mesmo o curto-circuito do computador.

Alguns computadores apresentam gabinetes com conexão para um cooler extra, geralmente localizado na parte traseira ou nas laterais do gabinete. Esses cuidados com o computador proporciona mais refrigeração para as placa internas do gabinete e ajuda a resfriá-lo, de uma maneira geral. Caso não entenda sobre o assunto, o ideal é procurar o suporte de uma assistência técnica autorizada.

5. Atente-se à localização do CPU

As entradas e saídas de ar do CPU devem estar livres e não podem impedir a passagem da ventilação. O ideal é posicionar o computador afastado alguns centímetros da parede, de outros móveis e até mesmo dos aparelhos que geram calor. Se o fluxo de ar ficar obstruído, a temperatura interna do gabinete tende a aumentar.

Além do mais, os cabos que conectam peças dentro do CPU não podem estar soltos, sob o risco de causar mais volume e prejudicar a ventilação. Caso desconfiar, você pode abrir a tampa e ver se os cabos estão enrolados e impedindo a passagem de ar, de alguma forma.

6. Mantenha o ar-condicionado ou ventilador ligado

A dica é deixar o computador em um ambiente com uma temperatura agradável, preferencialmente com um ventilador ligado diretamente sobre a parte do CPU. Se isso não for possível, um aparelho de ar-condicionado também é uma excelente opção para refrigerar o computador.

Já pensou ter que trocar de PC pelo fato de que ele estragou e você não cuidou bem do dispositivo? É uma situação frustrante e que mexe com o seu bolso, não é mesmo? Os cuidados com o computador devem ser mantidos em todas as épocas do ano. Assim, você mantém o bom funcionamento do processador e garante a durabilidade e a qualidade do seu aparelho por muito mais tempo!

Você anda percebendo que o seu PC anda esquentando muito? Essa situação pode ter alguns motivos. Leia este post e conheça as principais causas que levam ao superaquecimento dos computadores!

2 visualizações0 comentário