• bukone

Como escolher o melhor headset para reunião? Veja agora!

Um headset nada mais é do que um fone de ouvido com um microfone incorporado, através do qual as pessoas podem se comunicar em uma chamada de voz ou vídeo, reunião online ou, até mesmo, durante jogos online. Apesar de serem muito famosos entre os gamers e usuários recreativos, são instrumento diário de diversos profissionais como no setor de secretariado, call centers e suporte ao cliente.

Entretanto, com o crescimento do home office durante a pandemia de 2020, a procura por headsets para trabalhar aumentou. Assim, algo antes mais restrito a profissões específicas e ao mundo dos jogos, ficou mais difundido. Com isso, as dúvidas também surgiram. Qual será o equipamento ideal para meu uso? Como escolher um modelo que atenda às minhas necessidades?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para considerar na hora da compra e os principais modelos hoje no mercado. Confira!

Como escolher o melhor headset?

É comum que, nas descrições de fones de ouvido e headsets, apareçam nomenclaturas como over-ear, intra-auricular ou outras tecnologias que não fazem sentido, em um primeiro momento, para o usuário comum. Portanto, o melhor a se fazer é pesquisar bem o que significam esses termos. Porém, se você continuar a ler poderá ter uma noção mais ampla do que cada um quer dizer.

Característica

A primeira coisa que alguém buscando um headset deve fazer é se certificar de que a característica física do produto está de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, um modelo circunaural ou over-ear é aquele que cobre toda a orelha. Normalmente esse modelo possui uma “almofada” que isola o som ambiente. Por isso, é um dos preferidos dos gamers.

Já o supra-aural ou on-ear é aquele mais comum que fica sobre a orelha, mas não a cobre de forma total. Esses não têm isolamento e normalmente são mais baratos. Além disso, são considerados os menos prejudiciais à saúde. Se seu uso for eventual, talvez este seja o modelo mais adequado em razão do custo-benefício.

Compatibilidade

Outra característica a ser levada em conta é a compatibilidade do modelo com os dispositivos que você tem disponíveis. É muito comum acontecer de um leigo comprar um headset só para descobrir depois que escolheu um modelo USB em vez de um com conector P3 – comum nos celulares. Ainda, há os que se dividem em 2 P2, por causa do fone e do microfone, para se conectar ao computador. Por fim, os com conexão bluetooth já estão pegando sua fatia do mercado.

Como escolher então? O ideal é você ter em mente em quais situações e dispositivos pretende usar sua mais nova aquisição. Se você quer um modelo que permita versatilidade ao realizar chamadas, tanto no computador quanto no celular, o ideal é um P3. Entretanto, se você, além de trabalhar, quiser usar nos momentos de lazer, precisa verificar primeiro se é compatível com consoles de videogames ou se seu computador já tem bluetooth, por exemplo.

Conforto

O conforto e a ergonomia são essenciais tanto para as jornadas de trabalho de hoje quanto para as maratonas de jogos. Portanto, é imprescindível que o headset seja confortável e anatômico ao formato da sua cabeça e orelhas, para não haver problemas posteriores. Por exemplo, modelos com ajuste de tamanho ou que venham com várias ponteiras melhoram a fixação.

Outra coisa a considerar é o tamanho da concha e se ela cobre toda a sua orelha sem machucar. Isso é especificamente importante se a escolha for por um modelo over-ear. O mesmo vale para o tamanho do cabo, que precisa ter comprimento adequado. Alguns headsets vêm com cabos extremamente longos, que ficam “embolando” na mesa, ou muito curtos, que não são funcionais. Por isso, a escolha de mais conforto é algum modelo sem fio.

Configuração

As especificações do produto são o aspecto que mais causa confusão entre os consumidores. Apesar disso, trata-se do requisito mais importante se você preza por qualidade. Portanto, verificar qual é a frequência de resposta do headset é fundamental. Normalmente na própria embalagem vem descrito quais são os valores mínimo e máximo. Quanto maior for o valor máximo e menor for o valor mínimo, com mais fidelidade o modelo reproduz agudos e graves.

Outras duas medidas importantes são a impedância, que basicamente é a quantidade de energia que o aparelho necessita para funcionar, e a sensibilidade, que mede como o equipamento responde a impulsos elétricos. Quanto maior for o valor em Ohms da impedância, mais qualidade de som. Já, quanto maior a sensibilidade, maior o volume alcançado.

Confiabilidade

Esta é uma dica que se repete no que se diz respeito a compras de eletrônicos: prefira sempre sites confiáveis. Os mais conhecidos, representantes ou lojas oficiais são os melhores canais para se adquirir um novo equipamento. Produtos importados ou vindos diretamente da China normalmente não têm garantia, o que pode se caracterizar como uma grande dor de cabeça mais para a frente.

Além disso, as marcas líderes e já estabelecidas no mercado estão nesse patamar por um motivo: entregam produtos de qualidade. Portanto, Razer, Fortrek, HyperX, Microsoft, Corsair e Logitech são algumas facilmente encontradas e que têm uma ampla gama de opções para os mais variados usos e faixas de preço.

Quais são os melhores modelos?

Modelos já consagrados no mercado tornam o momento da compra mais fácil e seguro. É o caso destes três, a seguir:

  1. headset Maxcolor: aparelho de entrada para quem prefere um bom custo-benefício. Seu microfone integrado permite a utilização em chamadas normalmente e a conexão P2 garante a compatibilidade com computador, notebook ou videogame;

  2. fone gamer GXT: este modelo é mais voltado para quem deseja maior qualidade de áudio. Mais discreto, é completamente acolchoado, o que oferece conforto para longas horas de uso. Além disso, possui controle de volume no cabo;

  3. headset JBL: a fabricante, que é conhecida por seus produtos de alta performance de som, projetou o modelo Quantum pensando na imersão e qualidade total na conversação. Além disso, o design premium e confortável traz também a tecnologia Surround que deixa os sons mais realistas.

Com essas informações, você já pode se considerar um perito no assunto e fazer uma boa compra para suas reuniões, chamadas ou jogatinas. Mesmo assim, se ainda não sente segurança para explorar sozinho o mundo dos headsets, a BukOne pode ajudar. Há 15 anos no mercado, prezamos pela excelência no atendimento e qualidade nos produtos, entregando soluções tecnológicas confiáveis.

Se você quer um atendimento diferenciado, entre em contato com nossos especialistas pelos canais disponíveis em nosso site ou vá até uma de nossas três lojas.

0 visualização0 comentário