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Como organizar o home office? Aprenda com estas 7 dicas!

A quarentena e o isolamento social, decretados como uma medida para conter o avanço da pandemia, trouxeram novos hábitos de vida para as pessoas. Uma das mudanças mais notórias foi o avanço do trabalho remoto. Trabalhar de casa virou a rotina de muitos funcionários, que tiveram de se adaptar à nova realidade.

Em virtude dos benefícios que ele proporciona, parece que esse hábito vem se tornando a nova tendência em muitas empresas. Mas, para ter um bom desempenho, é necessário saber como organizar o espaço onde você trabalha home office para evitar distrações, manter a concentração e garantir um alto rendimento.

Neste post, reunimos 7 dicas de como organizar o home office para continuar tendo uma boa produtividade e sem comprometer a sua qualidade de vida. Boa leitura!

1. Use itens que promovam uma boa ergonomia

Não se esqueça de priorizar a postura e a saúde enquanto estiver trabalhando. Como você vai passar muitas horas do seu dia sentado em uma mesma posição, é importante prestar atenção na altura da mesa e no tipo de cadeira ou poltrona que vai utilizar.

Para isso, escolha uma cadeira confortável com assento macio e com braçadeiras para apoiar os braços e cotovelos. Assim, você força menos os ombros e os braços, e evita o surgimento de lesões.

O monitor do computador deve ser posicionado de modo que fique na mesma altura dos olhos ou um pouco abaixo. Se quiser, pode improvisar e colocar uma pilha de livros para apoiar a tela. Assim, você não ficará com a postura torta e nem forçará a musculatura do pescoço. Do mesmo modo, as suas pálpebras e olhos vão sofrer menos. Esse cuidado reduz os riscos de sofrer com fadiga, dores nas costas e pupila seca.

Além disso, os seus pés devem tocar o chão. Caso a cadeira seja muito alta ou você for baixo, o ideal é deixar os pés firmes em um apoio para pés ou alguma superfície mais alta.

2. Armazene os documentos

Nada mais desagradável do que ter uma mesa com papéis soltos e folhas bagunçadas. Para evitar isso, os documentos devem ser guardados em pastas, nichos ou organizadores. Priorize os arquivos mais importantes e coloque etiquetas para identificar o assunto a que eles se referem. Assim, sempre que precisar de alguma informação contida nesses papéis, você saberá onde procurar.

Essa dica também vale para objetos que armazenam arquivos, como pen drives e discos rígidos. Além disso, outros objetos, como grampeadores, clipes e canetas devem ser guardados em um recipiente adequado, como caixas e cestos.

Uma boa ideia é dispor os itens por meio da organização vertical. Assim, você pode otimizar o espaço do ambiente e estruturar as caixas em prateleiras, uma em cima da outra. É uma ótima estratégia para economizar espaço e garantir um visual clean e arejado.

3. Mantenha a mesa limpa 

A regra de todo escritório é organizar a mesa antes de terminar a jornada para começar o dia seguinte com toda a disposição. Por que não seguir essa dica durante o trabalho remoto de casa? Tire alguns poucos minutos do seu dia para limpar a mesa, a impressora, o computador e demais itens e organizar tudo que estiver fora de lugar.

Dessa maneira, você mantém a sua mesa limpa, organizada e evita bagunça desnecessária. E, como consequência, terá até mais foco, clareza mental e disposição para trabalhar. Pode apostar!

4. Esconda os fios

Os fios são um item necessário para garantir o funcionamento dos equipamentos. Mas convenhamos: eles poluem o visual de qualquer ambiente, não é mesmo? Tomadas, cabos de redes, extensões e fiações à mostra deixam o ambiente pesado e com aspecto de bagunçado. Você não vai gostar de trabalhar em um local assim.

Portanto, tente manter os fios escondidos. Escolha os de cores neutras ou discretas, de modo que eles sejam camuflados na parede e passem quase que despercebidos. Você pode prendê-los na parede e posicioná-los atrás de móveis, por exemplo.

5. Use itens de decoração

Capriche na decoração do cômodo que vai servir de home office. Afinal, é ali onde você vai passar boa parte do seu dia — e, por isso, deve ser um local limpo e agradável. Sendo assim, as plantas são uma ótima opção para quem gosta de um ambiente clean e natural.

Você também pode adquirir luminárias, porta-retratos, persianas e quadros para a parede. Certifique-se de que o ambiente está personalizado conforme o seu gosto pessoal, mas sem perder o ar de home office. Caso contrário, você corre o risco de se distrair e diminuir a produtividade.

6. Desfrute da iluminação natural

Aproveite que está trabalhando dentro de casa e fora do escritório para desfrutar mais da luz natural. Evite trabalhar em cantos escuros e pouco ventilados. Se possível, posicione a sua mesa perto da janela para que a iluminação entre com mais intensidade e atinja a mesa.

De quebra, ainda tem mais ventilação e evita ligar o ar-condicionado ou ventilador para se refrescar. Assim, você economiza energia elétrica e ganha mais qualidade de vida!

7. Estabeleça um horário de trabalho 

Certamente, uma das maiores vantagens do trabalho tipo home office é poder acordar um pouco mais tarde, já que não é preciso se locomover até o trabalho. Mas isso não significa que você deve se descuidar da sua rotina. Existem empresas que determinam horários fixos de trabalho para os funcionários. Portanto, é necessário observar essa regra para não ser penalizado.

Caso você tenha mais liberdade com os horários da jornada de trabalho, você pode criar a sua própria rotina. Mas esteja atento para não se descuidar e acabar comprometendo a produtividade. É essencial manter a disciplina do trabalho, mesmo dentro de casa. Crie um horário para começar as tarefas, determine um intervalo para as pausas e um horário para o término das atividades.

Portanto, nada de procrastinar. A organização de horários contribui muito para que você tenha uma boa qualidade de vida e evita que você sofra com longas jornadas de trabalho, não tenha uma boa alimentação ou tenha um descanso insuficiente.

Saber como organizar o home office vai fazer toda a diferença para você manter uma rotina saudável e produtiva. Por isso, priorize o conforto e bem-estar no ambiente de trabalho. Pense como se você estivesse na empresa e mantenha a disciplina!

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