Entenda para que serve um HD externo e como escolher o tamanho ideal

Com o acelerado processo de transformação digital, os computadores — que já eram uma peça de extrema importância — tornaram-se um recurso indispensável para o desenvolvimento de atividades nos mais variados ramos de atuação; sem deixar de mencionar o uso para lazer.

Mas à medida que o número de operações cresce, o volume de arquivos e dados acumulados acaba comprometendo o desempenho dessas máquinas. E o que fazer diante dessa situação? O HD externo, com certeza, é uma saída inteligente para aprimorar sua experiência.

Para ajudar você a encontrar a solução ideal, elaboramos um post com as principais características de um HD externo, e o que você deve considerar para tomar a decisão mais acertada. Saiba mais na leitura do artigo completo!

O que é um HD externo e para que serve?

O HD externo é um dispositivo de armazenamento que, como o nome já sugere, funciona de forma complementar ao computador — ele é conectado apenas para o cumprimento de uma tarefa específica, que é o armazenamento de dados.

A sigla HD é uma abreviação do termo hard disk, que pode ser traduzido como disco rígido. E o HD externo consiste em uma memória não volátil: meio de armazenamento em massa em que os arquivos não são perdidos quando desligado o computador.

A finalidade desse dispositivo é liberar espaço no HD interno do PC. Assim, seu funcionamento se torna mais fluido e consistente. Esse é o espaço ideal para colocar fotos, vídeos, jogos, enfim, documentos importantes, mas que não são utilizados todos os dias.

Além do mais, um HD externo também serve para gerar segurança. Enquanto um computador está em plena atividade, vários imprevistos podem acontecer e culminar na perda de registros importantes.

Então, mais do que a mobilidade de poder levar os itens desejados para qualquer lugar, sem que necessariamente o PC esteja junto, a chance de perder algo que está salvo em um HD externo é mais remota.

Quando é necessário usar um HD externo?

Tratando-se de HD externo, o mais comum é que as pessoas busquem essa alternativa somente quando já estão com problemas, como o acúmulo de centenas de programas e arquivos, e a consequente perda de desempenho da máquina.

Entretanto, o ideal é que toda pessoa que utiliza esse tipo de ferramenta também tenha um HD externo. Assim, você pode realizar backups na sua máquina com frequência e aumentar espaço sem mexer em nenhuma configuração. Isso inclusive pode ser um fator que aumenta a vida útil do PC.

Como escolher o aparelho ideal?

Para quem pretende adquirir um HD externo, o primeiro passo é levar em consideração elementos como a capacidade, os tipos de conexão, a segurança, a velocidade, a compatibilidade com o sistema operacional, entre outros. Veja algumas dicas valiosas a seguir!

Conheça os modelos disponíveis

No que diz respeito ao formato, existem basicamente dois tipos de disco rígido externo que podem ser utilizados: o portátil e o de mesa.

Se o objetivo é simplesmente desafogar a máquina ou se o usuário está em busca de um equipamento mais robusto — de melhor performance —, o mais indicado é a escolha pelo HD de mesa.

Entre as suas principais características, destacam-se o maior espaço de armazenamento e a rapidez na transferência dos arquivos. Um HD de mesa pode alcançar um desempenho bem semelhante ao HD interno.

Outro detalhe vantajoso sobre esta ferramenta é o preço. Via de regra o valor por TB é menor.

Já para quem precisa de mobilidade, a solução mais adequada é o HD externo portátil, que além do seu tamanho menor, não precisa ser ligado na fonte de energia, sua conexão é feita exclusivamente pelo cabo USB.

Compare as velocidades

No quesito velocidade, os HDs externos portáteis de mesa funcionam tanto em 5400RPM (rotações por minuto) quanto em 7200RPM (rotações por minuto). E o raciocínio aqui é: quanto maior a potência, mais rápida será a leitura dos arquivos. Agora os HDs externos portáteis apenas são disponibilizados na configuração 5400RPM.

Nesse cenário, lembre-se de observar o tipo de conexão do aparelho que pretende comprar. Aqueles que têm portas USB 3.0 e 3.1 fazem a transferência de dados com mais rapidez.

Verifique a compatibilidade do sistema operacional

Outra peça importante para uma boa escolha de HD externo é verificar a compatibilidade entre as tecnologias do periférico com o sistema operacional do PC.

HDs externos mais modernos provavelmente serão incompatíveis com computadores de gerações muito antigas. Nesse caso pode acontecer de você investir muito em um produto que não será possível explorar todo seu potencial.

Além disso, a computadores que não têm o mesmo tipo de conector, como os padrões o USB-c e Thunderbolt, o que pode gerar muitas dores de cabeça. Um usuário que tem um computador Apple, por exemplo, não pode comprar um HD externo sem confirmar esse detalhe.

Analise o espaço de armazenamento

Por fim, temos um aspecto que talvez seja o mais questionado pelos consumidores: a capacidade do armazenamento. Para os usuários casuais, um HD de 500 GB é capaz de suprir bem suas necessidades. Contudo, também temos dispositivos com espaço entre 1TB e 20TB para os que precisam de uma alta performance.

Para o uso profissional de arquivos e programas pesados, é recomendado investir nos espaços maiores. Ademais, a escolha também deve considerar o preço e o custo-benefício para o consumidor.

Onde comprar um HD externo?

Depois de analisar as alternativas que melhor atendem às suas necessidades, é hora de pesquisar uma loja de credibilidade para realizar a compra. Nesse contexto, a Bukone representa uma ótima alternativa para a segurança do seu investimento. Uma empresa líder no seu mercado, que oferece um atendimento de excelência e entrega as melhores soluções tecnológicas.

Como vimos, ter um HD externo é uma opção interessante e acessível para tornar o seu computador mais eficiente e garantir a segurança dos arquivos. Embora seja uma solução técnica, conhecendo os tópicos mencionados acima

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como escolher o seu HD externo ideal, aproveite para conferir as soluções que a BukOne oferece!

2 visualizações0 comentário