• bukone

Entenda quando formatar o computador e quais as vantagens disso!

Você está notando que o seu PC está travando demais? Será que você precisa mesmo comprar um novo modelo? O uso contínuo do PC ao longo do tempo pode fazer com que ele comece a esquentar demais, apresentar lentidão, interrupções e inconstâncias no sistema. Essas condições podem ser causadas por vírus, pane geral e perca da vida útil do aparelho, fatores que vão dificultando o uso pelos usuários até que a situação se torne crítica.

Nesse cenário, se torna necessário saber como e quando formatar o computador para aumentar a velocidade e corrigir falhas e travamentos. Afinal, essa é a melhor solução para quem deseja resolver os problemas do equipamento e não quer gastar dinheiro ao adquirir um modelo novo.

Quer melhorar o desempenho da sua máquina? Preparamos este post para que você conheça todas as vantagens de formatar o computador e como esse procedimento deve ser feito da maneira adequada. Vamos lá?

Diferenças entre restaurar e formatar um computador

Os procedimentos de restauração e formatação de um computador são bem diferentes um do outro. Cada método costuma ser recomendado pelos especialistas para solucionar situações distintas.

De uma maneira geral, a formatação do computador consiste em deletar todos os arquivos que se encontram armazenados na memória, como fotos, vídeos e documentos. Isso implica a reinstalação do sistema operacional, ou seja, não há a possibilidade de recuperar esses arquivos após formatar a máquina. Trata-se de uma das últimas alternativas para resolver os problemas dos computadores e costuma ser usada para os equipamentos que já foram lançados há mais tempo e apresentam uma vida útil menor.

Por sua vez, a restauração do computador é um procedimento considerado menos drástico. Ele consiste em restabelecer as configurações iniciais do sistema operacional, nos moldes que ele veio de fábrica, como se fosse uma grande limpeza. No entanto, os arquivos que foram salvos pelo usuário são mantidos. A restauração costuma ser feita antes de se optar pela formatação, considerada um método definitivo e mais radical. Ela é indicada para computadores que têm até 2 anos de fabricação e que ainda apresentam boas condições de uso.

Vantagens de formatar o computador

Ainda está pensando se vale a pena fazer a formatação do seu computador? Conheça a seguir, as principais vantagens desse procedimento!

Aumento de velocidade

A formatação influencia diretamente no aumento da velocidade da máquina. Afinal, o sistema operacional fica menos carregado com arquivos carregados, fato que proporciona a maior eficiência dos programas. Além disso, é a melhor opção para eliminar programas difíceis de serem desinstalados, como é o caso das barras de navegadores.

Maior segurança

A formatação traz a segurança da informação, uma vez que elimina a presença de malwares (“malicious software”), como spywares, adwares, phishing, vírus worms e outros problemas. Esses programas maliciosos são criados para infectar o sistema operacional do computador do usuário sem que ele saiba e cause prejuízos, como o furto de senhas de cartões de crédito, a invasão de e-mails e demais arquivos etc.

Prevenção

A formatação é uma ótima opção para prevenir os problemas relatados acima. Além disso, esse procedimento deixa os sistemas operacionais mais rápidos e eficientes para realizar a desfragmentação e a limpeza de disco e assim, reduzir o risco de erros e problemas de lentidão.

Situações que demonstram a necessidade de formatação

Você nota que o seu PC não está apresentando um desempenho como antes. Quer saber se está na hora de pensar em formatar o seu computador? Confira!

Quando a restauração não funciona

Se você já fez a restauração e esse procedimento não resolveu o problema do sistema do seu computador, pode ser que o problema seja mais complexo. Por mais que você tente restaurar o PC para qualquer uma data anterior, isso não dá certo? Então, esse é o sinal de que você precisa salvar os arquivos em outro ambiente e proceder à formatação do computador!

Os softwares maliciosos não são eliminados

O seu computador pode ter sido infectado por softwares complexos de serem removidos. Apesar de ser possível contratar um profissional experiente e capacitado para eliminar a maioria dos malwares por meio do REGEDIT, se trata de um procedimento com riscos. Geralmente, a solução com o melhor custo-benefício é a formatação.

Quando é necessário fazer a troca de versão de sistema operacional

Geralmente, a versão do sistema operacional que foi instalada não é a idade para o processador e a memória RAM, fato que requer mais trabalho do hardware e piora o desempenho do equipamento.

Assim, por exemplo, um PC com Windows 8, quando atualizado para o Windows 8.1, pode ter uma piora no seu desempenho. Nesses casos, a opção ideal é modificar a versão do Windows para o modelo W7 Starter. Com isso, ele começa a executar as funções com melhor performance e agilidade.

Quando nenhum programa consegue corrigir o problema

Pode ser também que o seu computador apresente problemas desconhecidos que nem você ou o técnico conseguem identificar. Mesmo que vocês façam de tudo para efetuar a reabilitação do sistema, ele não retorna para o desempenho que costuma ter no início.

Nesses casos, quando todas as chances de recuperar o sistema operacional forem esgotadas, o recomendado é realizar a formatação de uma vez por todas.

Migração para uma versão mais atual

Alguns computadores apresentam versões anteriores do Windows 10 com aplicativos obsoletos e defasados, além de usufruírem de um nível de segurança menor e estarem expostos a mais riscos.

Nesse caso, é importante migrar para a versão mais atualizada com o objetivo de aproveitar novas funcionalidades e recursos criados pela Microsoft. No entanto, é importante que o sistema operacional seja compatível com essa nova versão, caso contrário a atualização não vai dar certo.

Apesar de parecer um procedimento complexo e que causa certo receio, é possível fazer a formatação do computador de maneira eficiente, segura e sem correr o risco de perder nenhum arquivo importante.

Este artigo foi útil para você conhecer mais o procedimento de formatação? Que tal continuar a ampliar os seus conhecimentos sobre o mundo dos hardwares e softwares? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos que vão fazer toda a diferença para você entender mais sobre o tema!

0 visualização0 comentário