• bukone

Saiba agora como escolher um monitor ideal para o trabalho

A popularização do trabalho em regime de home office e o avanço da internet fez com que cada vez mais as pessoas passem mais horas do dia na frente do computador. Esse comportamento da era moderno fez surgir a necessidade de investir em telas adequadas e que não causem danos à saúde — aí vem a importância de saber como escolher um monitor.

A tela do computador vai influenciar diretamente na experiência de uso do equipamento. Contudo, poucas pessoas se atentam a esse aspecto e acabam prestando atenção apenas no tamanho da tela, o que é um grande erro. Afinal, a escolha certa evita prejuízos à visão e ajuda a aumentar a produtividade Por isso, é essencial entender um pouco mais sobre as especificações técnicas do equipamento.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar os principais fatores que devem ser observados antes de adquirir um bom monitor para computador, conforme as suas necessidades e objetivos. Boa leitura!

Observe o formato da tela

O formato da tela deve levar em conta o uso que se faz do computador. O tipo widescreen é o mais popular do momento, por atender bem aos desejos das pessoas. O tamanho utilizado é o monitor widescreen com as proporções 16:9.

As pessoas que utilizam o computador para jogar e assistem a muitos vídeos e conteúdos audiovisuais, o ideal é investir em uma tela do tipo ultrawide, consideradas como os lançamentos mais modernos do mercado. O tamanho desse tipo de monitor costuma ser de 21:9 e apresenta uma alta resolução, além de serem mais largos do que os tradicionais. De qualquer forma, é importante verificar se eles oferecem compatibilidade com aplicativos de jogos.

Por sua vez, os usuários que usam o computador para trabalhar de casa (ler e-mails, ler e digitar textos, atender a clientes e se comunicar com a equipe por meio de reuniões online) ou para o lazer (assistir a filmes e navegar na internet), uma tela em formato quadrado e com proporção 4:3 é o suficiente para oferecer uma ótima experiência.

Verifique o tamanho

Uma das primeiras coisas que o consumidor avalia é o tamanho do monitor. A maioria tem a crença de que quanto maior for a tela, melhor. No entanto, nem sempre isso é uma verdade.

Pode ser que monitores com telas muito grandes causem desconforto na visão e dores no pescoço e na cabeça, uma vez que ele vai ter que mexer com a cabeça para conseguir captar o que está sendo exibido na tela.

O tamanho usual e mais adequado varia entre 15 a 32 polegadas. Além disso, a escolha deve considerar os motivos de uso do computador. Para quem precisa trabalhar com um grande número de abas abertas, o ideal é comprar dois monitores e, assim, conseguir visualizar duas telas de modo simultâneo.

Avalie a resolução

A resolução da tela determina a qualidade da imagem. Nesse sentido, quanto maior for a resolução do monitor, maior será a nitidez e a qualidade dos vídeos e das imagens exibidas.

No entanto, pode ser que não seja necessário comprar um monitor com uma nitidez tão alta, caso você utilize o computador para tarefas comuns de rotina e sem grandes exigências. Claro que se você deseja investir em uma tela de alta definição, você pode. De qualquer forma, a maioria dos monitores disponíveis no mercado apresenta a resolução Full HD como padrão que já costuma ser suficiente para a maioria dos usuários.

Sendo assim, se você usa o PC para navegar em sites e plataformas, conferir e-mails, assistir a vídeos e participar de reuniões online, uma tela Full HD padrão de 1920 x 1080 pixels já é o suficiente e satisfaz totalmente as suas necessidades.

No entanto, caso você precise utilizar o computador para funções mais elaboradas, como trabalhar com conteúdo audiovisual e para jogar online, uma tela com resolução maior faz toda a diferença para trazer uma melhor experiência de navegabilidade. O ideal é investir em telas Ultra HD (4K) e display superior a 25 polegadas.

Verifique as conexões

Apesar de parecer irrelevante, o tipo de conexão do monitor traz mais praticidade e apresenta uma experiência de uso. Analisar esse elemento é importante, pois vai determinar se ele é compatível com os demais equipamentos utilizados.

Por isso, a escolha de um monitor deve levar em conta as entradas existentes na placa de vídeo e as conexões que ele contém, como é o caso do VGA e das saídas digitais HDMI e DVI. Se você precisar de uma saída do tipo analógica, o ideal é optar por telas que apresentam a saída VGA. De qualquer forma, a saída digital HDMI ainda apresenta a melhor definição e qualidade do mercado.

Analise o tempo de resposta

O tempo de resposta do monitor está relacionado com a velocidade que a luz passa pelo painel, que é medida em milissegundos (ms). Nesse sentido, quanto menor for esse valor, melhor será a experiência do usuário — e também mais caros.

É importante deixar claro que a tela deve acompanhar o desempenho do computador. Portanto, não adianta nada investir em um computador com processamento rápido se a tela não é capaz de acompanhar essa velocidade — criando o chamado efeito fantasma e dificultando a boa experiência de uso do PC.

Olhe o tipo de painel

Os fabricantes costumam oferecer ao mercado 3 tipos de painéis: VA, TN e IPS. Cada modelo apresenta as suas especificações e particularidades. A escolha vai depender dos fins que você utiliza o computador. Nesse sentido, os painéis do tipo VA apresentam imagens de grande contraste e são ideias para profissionais que trabalham com arquitetura e design. No entanto, o tempo de resposta em milissegundos costuma ser maior.

Por sua vez, os painéis TN são mais fáceis de serem encontrados no mercado, sendo mais baratos. Eles apresentam um tempo de resposta moderado e são ideais para quem trabalha com conteúdo audiovisual. Por último, os painéis do tipo IPS são bastante tradicionais no mercado e são conhecidos por ser uma opção mediana entre VA e TN.

Saber como escolher um monitor vai fazer toda a diferença para melhorar a sua experiência com o uso do computador. A decisão de compra é muito importante, principalmente para quem passa muitas horas do dia sentado na frente da tela. Portanto, avalie bem os aspectos antes de fazer a escolha!

Quer investir em um equipamento moderno, ergonômico e seguro? Os monitores da BukOne apresentam vários diferenciais e podem ajudá-lo a ter uma melhor desempenho nas tarefas cotidianas. Portanto, não perca tempo e conheça os nossos modelos disponíveis!

1 visualização0 comentário